Publicação anual da Lausanne traz texto sobre o Brasil

Pelo segundo ano consecutivo, José Ernesto Marino Neto, presidente da BSH International, assina artigo na publicação da renomada escola suíça

Acontece hoje (16), em Lausanne, na Suíça, o lançamento oficial do Hotel Yearbook 2010, publicação da École Hotelier Lausanne, renomada instituição de hotelaria. A obra traz tendências para o mercado da hospitalidade em 2010 pela visão de 19 autores.

José Ernesto Marino Neto, presidente da consultoria BSH International, é responsável pelo texto que aborda o Brasil, único país da América Latina representado na publicação este ano.

'O Yearbook 2010 analisa 17 mercados chave. Pela primeira vez em quatro edições, decidimos adotar a versão digital, o que evita o uso de mais de 5 mil kg de papel e possibilita ampliar nosso escopo e a distribuição do livro', afirmam os editores, Rudd Reuland e James Wade. 'A cada mês de dezembro pedimos que especialistas analisem quais serão os desafios e oportunidades para a indústria hoteleira no ano seguinte', completam.

'Pense como um brasileiro' dá título ao texto de quatro páginas de Marino, que traça um histórico da evolução da hotelaria no Brasil e explica, entre outros assuntos, por que a hotelaria de luxo não oferece tantos empreendimentos quanto a econômica no país.

'Este livro, uma referência na indústria da hospitalidade, é distribuído anualmente pela Escola de Lausanne às 10 mil maiores lideranças do turismo e hotelaria no mundo. Sinto-me orgulhoso por ser um dos autores pelo segundo ano consecutivo e pelo Brasil despertar interesse por parte dos líderes mundiais do setor', diz Marino.

Além do Brasil, ganham análises China, Estados Unidos, Califórnia, Dubai, Ásia, sete países europeus e a região da Europa Central, além da Líbia. A edição deste ano traz ainda um especial sobre outros três países africanos, incluindo a África do Sul e suas preparações para a Copa do ano que vem, bem como artigos que abordam gestão, operação e sustentabilidade na hotelaria.

A Lausanne oferece cinco versões do Hotel Yearbook 2010 em seu site www.hotel-eyarbook.com. A edição completa pode ser adquirida por US$ 24,95. Há dois documentos com download gratuito e outros dois por US$ 14,95 e US$ 17,95.

A BSH International é a principal empresa brasileira na área de consultoria de investimentos hoteleiros e de imobiliário turístico, centrada na conceituação, planejamento, desenvolvimento e gestão de investimentos hoteleiros.

por Christiane Kokubo, Dezembro de 2009

TV BSH   

[ver todos os vídeos]

Releases
Clipping
Estudos de Caso
Artigos